O Cósmico Segredo das Horas Vagas

13 março, 2006

+A ditadura dos Pediatras...


Foi acesa. Deu quase para uma valente troca de mimos físicos. Mas ele é pediatra, tem idade para ser meu pai e respeito-o como profissional...
Segundo o mesmo, essa história do "mama sim, mama não" (porque não tenho muito leite e porque com um espaço de 6 horas sempre dá para encher um pouco mais...), não é muito lógica, que não tinha sido o combinado. O ideal era dar-lhe 5 minutos de mama e, depois, o suplemento,. Eu tive de lhe explicar que EU ERA O SUPLEMENTO! Porque depois de 5 minutos de mama, a bacana que me arranhava a barriga e que agora me adoça a vida bebe 150ml!
Degladiámo-nos durante alguns minutos e ele decidiu rematar: «Faz como quiseres! Tu é que decides. O que me interessa é que ela engorde!»
E está a engordar. 4 kilos e 40g.
Não terminou, no entanto, sem me querer dar uma lição sobre as proezas da mama: a profilaxia ao cancro da mama, a proximidade mãe/filho, os anticorpos, a prevenção das alergias... bla, bla, bla. Como se fosse o puro caso de uma total e completa recusa a dar mama. Como se não fosse eu uma mãe empenhada, curiosa e ávida leitora sobre os benefícios da amamentação, que é algo que não está nas minhas mãos fazer. Não há, não há!
Lembrei-o que conheço tipas que nunca puseram a língua em leite materno e que são mais saudáveis do que eu, que eu cresci com leite materno e que sou asmática e sofro de rinite alérgica... que conheço mães que amamentaram os filhos e que hoje não se falam, apesar da "proximidade emocional" criada pelo laço mama/filho.
Não quero encontrar argumentos que apoiem ou justifiquem as minhas decisões ou as minhas impossibilidades... mas tudo o que me soa a fundamentalismo (o que nem foi o caso) arrepia-me. Fere-me com ataques de urticária.
Qualquer ditadura irrita-me. Até a da Mama.

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nem mais!!!! completamente de acordo! Os 3 pediatras que já passaram pela minha vida de mãe (2 da Mariana) e agora a pediatra da Marta nunca me deram lições sobre as vantagens da mama ( até pq eu já as sei) e sempre me apoiaram/ajudaram nas decisões sobre os leites das minhas filhas.
A alimentação dos nossos bebés ser um desespero para nós e para eles? NUNCA. Beijocas

12:44 da tarde

 
Blogger Salta Pocinhas said...

lolololol!
Há sempre alguém que tenta fazer-nos sentir mal. Não deixes! Vai em frente!!!
beijinhos

1:05 da tarde

 
Blogger Repolha said...

Até percebo a dúvida do pediatra, baseando-se no quanto mais se puxa, mais sai... Agora puxar de coração nas mãos, de facto não sai. E se as seis horas proporcionam bem-estar é possível que sim, encham mais a mama do que o estar a puxar, a puxar, e a desesperar... O pediatra deveria saber que a primeira coisa que um bebé precisa é de uma mãe feliz, que as angústias são passadas pelo leite materno em igual dose que as vitaminas e anti-corpos. Que o toque e o elo emocional não se resume a uma mama e a uma boca. Será que o senhor alguma vez leu os boletins de saúde??? Onde se lê "as preocupações e o stress fazem com que o leite não saia tão facilmente"??? Continuo a dizer, em certas coisas benditas enfermeiras!!! E malditos (alguns) médicos que lêem muitos livros mas vivem muito pouco. Será que o senhor já experimentou dar mama??? "O que me interessa é que ela engorde???" Faz-me lembrar o pediatra de quem te falei e houve mesmo quase pêra... E não tive mesmo dúvidas em não voltar lá. Não porque queira um pediatra que concorde comigo, mas não concebo um pediatra que me deixa mais ansiosa do que já estava... Um pediatra é suposto proporcionar bem-estar aos nossos filhos; não dias de angústia ou stress...

PS: Qual é a morada? Bem conversado acho que angariaríamos aqui uma blogueiras para uma espera...

Beijinhos

1:57 da tarde

 
Blogger Horas Vagas said...

Vou adoptar a estratégia da Carla1
Responder por aqui! :-) Tem direitos de autor, mas posso, Carluncha?

Maria: Concordo em absoluto... giro foi ver a cara do meu marido bem atrapalhado, do género «é agora que os separo?» Apoiar, o pediatra apoia... mas não deixa de opinar do alto da sua grandeza. Enfim... Só lá vou de mês a mês, nem quero preocupar-me!

SaltaPocinhas: que engraçado... tive um professor a quem demos essa alcunha! Obrigada... eu vou em frente, concerteza! Há tipos formados em medicina que não estão muito habituados a não receber "amens" de todos os pacientes. Bah! :-)

Carla: Tens toda a razão... e gostava de ver a tua cara quando ele, tentando mostrar que não era de todo fundamentalista, revelou ter feito um estudo onde descobriu que as mulheres, afinal, não têm prazer físico a dar de mamar. Disse-lhe que comigo não era verdade. Dava-me um grande prazer... os primeiros 2 minutos antes dela chorar. Ele fica com a dele, eu fico com a minha! E digo-te: se confessasse que o conselhos havia sido oferecido por uma enfermeira especialista em puericultura, o homem tinha-me expulso do consultório. Eheheh. Melhor ficar na ignorância!

2:04 da tarde

 
Blogger Repolha said...

Ele precisou de um estudo para chegar a essa conclusão??? Cristo... Há muitas mulheres que não sentem prazer e muitas sentem mesmo repulsa e muitas vezes está relacionado com tabus, com a forma como vêem o pp corpo. Deus!!! Tanta coisa. Tantas razões... Gostava mesmo de saber como se chama o senhor.... hummm acho que é o mesmo (reconheço a pinta...)
jinhos

2:37 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Olá Horas Vagas...

Infelizmente não tenho tido tempo nenhum para te deixar aqui um "ar da minha graça" mas não deixo de dar uma saltada no teu blog a cada vez que venho a casa da minha mãe consultar o meu mail - é q sou daquelas primitivas q ñ tem internet em casa... - e, apesar de já ter passado pelas duas experiências (não ter leite suficiente e tê-lo em quase demasia), não posso deixar de pensar q o teu pediatra tem alguma razão - desculpem-me as outras mamãs... e tu também!
é q a tal história da oferta e da procura é mesmo verdade. Quanto mais o bebé mama, mais a mama tem leite, e com mais frequência. De maneira que, à medida que vais espaçando as mamadas, vais tendo cada vez menos leite; a teoria do ter mais tempo para encher não corresponde à realidade. Agora, uma coisa é certa: a tua filhota já se acostumou ao bibas e o que se passa é que o dito-cujo dá-lhes mt menos trabalho que mamar. Logo, eles não estão para se chatear já q sabem q a seguir vem algo mais fácil para eles. O q sucede é que muitas vezes - não sei se foi o teu caso - nos hospitais as enfermeiras e mesmo os médicos se precipitam a dar biberões aos recém-nascidos por dá cá aquela palha e o resultado é amamentações condenadas à partida. Isso aconteceu-me com o meu primeiro filho e, embora tenha conseguido dar-lhe mama até aos cinco meses, esta foi sempre completada com quantidades astronómicas de leite do bibas. Tinha as suas vantagens... mas confesso-te q hoje, com a miúda, estou mt mais calma, não há lavagens nem esterilizações, nem garrafas termos e tupperwares a cada vez q tenho de sair de casa, nem tetinas de maior ou menor fluxo, nem rios de dinheiro pra encher os bolsos (e outras partes q por pudor ñ mencionarei) das companhias farmacêuticas)... enfim, leite não me falta, nem a ela e sou a mesma, apenas mais entradota;-)... A minha filhota mama actualmente de 4 em 4 horas mas ainda há 10 dias esteve 48h a mamar de 2 em 2: eles fazem isso com alguma regularidade 2º o Brazelton para estimular a mama em alturas de surtos de crescimento, a fim de o leite se tornar mais rico e corresponder às necessidades. Enfim, não te chateio mais com isto: tenho a certeza que terás mais crianças e poderás gozar da serenidade dos 2ºs filhos. Verás q então terás leite pra dar e vender! Para já, sem culpas, linda! Penso q o ideal seria continuares a estimular a mama com regularidade, mas se o choro da pimpolha te deixa mt nervosa caga nisso e aproveita estes meses q passam tão rápido!Em breve estarás a fazer-lhe sopinha e banana esmagada.
Vejo q respeitas e gostas bastante do pediatra mas caso ponhas a hipótese de mudar, só te digo: o meu filhote teve um pediatra e por impossibilidade deste tive de arranjar outro prá filhota. Arranjei uma. Não querendo ser sexista, tenho de me render às evidências: nada como uma mulher para compreender outra. Esta pediatra/mulher é espectacular e não desfazendo no outro já não quero mais ninguém para tratar dos meus pimpolhos. Se quiseres, poderei dar-te o contacto.

Até breve e beijocas (desculpa a seca...)
Miminanet

3:17 da tarde

 
Blogger Loira said...

Olha, sem palavras... esse homem só pode ser anormal. Sim, é verdade q qto mais eles estimulam mais leite sai... mas e a tua vontade? Aliás, tu até queres dar mama, mas se não quisesses??? Não terias direito a escolher sobre as tuas próprias mamas???
Eu só bebi colostro nos 2 primeiros dias e mais nadinha de leite materno... felizmente, sou saudável. Não me dou mto bem com a minha mãe, por diferença ou parecença de feitios, mas amo-a imenso.
Que mania têm as pessoas de achar q nós para os nossos filhos somos apenas alimento... somos muito mais q isso. No outros dia, deixei-te um link um bocado infeliz de um texto q tinha escrita enqto pensava q a única ditadura q existia era a de q o leite materno não chegava para amamentar um bebé... na realidade, qd deixei o link era só para mostrar q me chocava amamentar até tarde... nem me lembrei do resto do post. Dps, fiquei a martirizar-me, pois pensei q tivesses ficado chateada.
Enfim, parvoíce seria se resolvesses insistir apenas na amamentação e deixares a tua filha à fome. Mas pronto, esta é só a minha opinião, q até nem sou médica, nem doula, nem enfermeira, nem psicóloga, nem o raio-q-o-parta... sou só mãe e estou com raiva desse homem...
bj*
Loira e Zezinho
PS. Enviei-te um mail.

5:00 da tarde

 
Blogger . said...

Não ligues mulher! O pior é que eles têm o condão de nos fazer sentir mal, como se já não tivessemos ponderado já todos os prós e contras. Estou contigo nessa do Fundamentalismo da MAMA. Podia ter saído de uma delas uma bala de chiclet só naquela, virada para o rabiosque do pediatra! ;)

5:40 da tarde

 
Blogger . said...

****** AHHHHHHHH, os direitos de autor são para mim! Paga! Paga! Paga! A Carla tb pagou.

5:41 da tarde

 
Blogger Horas Vagas said...

Mimi: arranja, pela tua santa alma, internet, mulher!! Queremos-te ver mais vezes! O homem tem razão quando fala na oferta e na procura. Eu sei disso... mas tentei explicar-lhe que, tanto para ele como para mim, mamar de 3 em 3 horas 160ml estava a ser impraticável. Eu sem leite, ela angustiada. Até beicinho faz...Chooorrraaaaaa horrores. Triste. «A minha maminha não tem mais nada.... Buáááááá». E, na verdade, ela gosta mesmo é de maminha. Quando lhe espeto o suplemento, é cuspir a a tetina. «Bebe tu!» E só com algum empenho é que ela decide engolir o biberon.
Paraece que a história dos tipos e tias formados em medicina tem alguma curiosidade: as "janecas" (leia-se ginecologistas) parece que são umas brutas (segundo consta...) e os "janecos" uns kiduxos... Os pediatras é o oposto. Será? Eu tive um pediatra até aos 18 anos (é verdade...) e tanto eu como a minha mãe somos fans dele. Ainda hoje... bem, o facto de ele ser gay deve ter ajudado... LOL É a mais pura verdade! Volta, Mimi que arranjo-te o contacto da Netcabo! :-) Beijocas

Loira: Ficava lá eu chateada, Loirita? :-) Ki nada! Ainda não respondi ao mail que fui hoje ao Nutricionista. Não há passar fome. Há comidinha boa, carninha e muito peixinho... de 3 em 3 horas! Pareço a minhsa filha! LOL
Tenho uma colega que o filho, com 3 anos, ainda mama. Já a avisámos que daqui a uns tempos o bigode da criança é capaz de começar a magoar. Bah! Cada um sabe de si, eu sei de mim: amamentar (se pudesse... SnIFFFF!) até às calendas gregas parece-me um absurdo.

Carla: Quanto pagas pelo nome? O tipo é um pro da coisa, segundo consta. O marido já o conhecia... era pediatra de outras amigas. Tecem-lhe delícias de comentários. Ele deve ser realmente bom... só discordamos em algumas coisas: por exemplo. ele prefere o MicroLax, que é químico, ao Bebégel, que é Glicerina. E esta, hein?
Eu depois digo-te o nome. É para os lados da Avenida de Roma.
E a Repolha? Está milhoi?

Estrelinha: Mulher, até consegui imaginar o projéctil!! LOL Só tu, com essa imaginação prodigiosa, para me colocares este quadro hilariante na cabeça!
Obrigada. As mães unidas jamais serão vencidas! LOL
Corporativismo Maternal sempre1!

6:38 da tarde

 
Blogger Karla said...

Não há pachorra para fundamentalismos. E não há pachorra para esta nova onda do "quem não amamenta até a criança entrar na faculdade não é boa mãe". Eu amamentei e nunca tive problemas, se tivesse passava para o leite artificial sem problemas. Ora abóbora!

(vim aqui ter pelo blog das pipoquinhas e acho que vou voltar :) )

7:15 da tarde

 
Blogger L de Luis said...

Viva as mamas!

10:31 da tarde

 
Blogger a mãe dos miúdos said...

são irmãs gémeas, a noção de "fundamentalismo" e "falta de respeito". tolero tanto uma como outra e isso, para mim que sou extremista e exijo compreensão pelas minhas decisões, teria sido motivo suficiente para pôr os pontos nos "ii" ou saltar para outro médico. Não quero um que me afague a cabeça, que apenas um que, mesmo alertando para as consequências desta ou daquela decisão, dá o apoio necessário para que tudo corra sempre bem. para todas as partes.

(vim aqui ter pelo blog d'avozinha. estou a gostar muito)

1:55 da tarde

 
Blogger Suzana said...

Eu estou quase na mesma situação que tu... Comecei a trabalhar e como quase não conseguia tirar nada com a bomba resolvi dar leite artificial quando não estou em casa. O que aconteceu é que ao espaçar as mamadas o meu leite foi dimuinuindo e agora depois de mamar ela ainda bebe 150 ml d leite de um sopro ... já estou mesmo a ver que mais uma semaninha e nem rebuçado ela tem, será todo artificial. E vou prá semana à pediatra e até tenho medo do que ela vai dizer (ela é daquelas que acha que se deve dar de mamar até os 2 anos (mas não tem filhos ;o))
Mas rapariga,... o que importa é que as nossas filhotas estão saudáveis e a engordar bem.... mimo não lhes falta, etc.. e coiso e tal...

Eu nem gripe apanho e quase não mamei porque a minha mãe teve uma mastite daquelas e tiveram que a operar.

Cada um sabe o que é o melhor para si e o resto que se lixe ;o)

Jokas

7:42 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Olá,

So conheci o blog agora e por isso é que comento num artigo menos recente. Não sei se ainda estás a tentar dar maminha a bebé mas fica aqui o conselho: O mais importante na minha opinião é estarem as duas bem, felizes, sem stresses e angustias... porque a mãe sente, a bebé sente e é uma treta!

O meu menino mamou até aos quatro meses, a partir dai secou... e no entanto não acho que se lhe tivesse dado mais maminha seria mais mãe ou que se não lhe tivesse dado maminha nenhuma seria menos mãe.

Tenho a certeza que com ou sem maminha és a melhor mãe do mundo para a tua bebé, a partir do momento em que a amas mais que muito.

Beijinhos grandes

Daniela e Gonçalo

6:13 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Olá,

So conheci o blog agora e por isso é que comento num artigo menos recente. Não sei se ainda estás a tentar dar maminha a bebé mas fica aqui o conselho: O mais importante na minha opinião é estarem as duas bem, felizes, sem stresses e angustias... porque a mãe sente, a bebé sente e é uma treta!

O meu menino mamou até aos quatro meses, a partir dai secou... e no entanto não acho que se lhe tivesse dado mais maminha seria mais mãe ou que se não lhe tivesse dado maminha nenhuma seria menos mãe.

Tenho a certeza que com ou sem maminha és a melhor mãe do mundo para a tua bebé, a partir do momento em que a amas mais que muito.

Beijinhos grandes

Daniela e Gonçalo

6:13 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home