O Cósmico Segredo das Horas Vagas

09 setembro, 2005

+ Jornalistas e Jornaleiros

Ninguém tinha grandes dúvidas que o "detonador" (já basta Portugal!) não estava à mercê das mãos de Sócrates... Aquilo era, definitivamente, para o boneco. Apesar de tudo, o desfasamento entre mãozinha do 1º Ministro a agir e a queda do 1º edifício é hoje tema de jornal e foi ontem destaque na SIC.

É, sem dúvida, um fait diver sem importância. Confesso que não incluiria à cabeça do directo que Pedro Coelho protagonizou no Jornal da Noite (com alguma confusão discursiva já manifesta no Especial Sic Notícias)... Apesar de tudo, em termos de valor-notícia, é uma historieta totalmente residual. Parece-me óbvio que o detonador tão ACME era, e foi, puramente simbólico. Se os jornais omitiram o facto, não me parece de bom senso lançar, com rajada, suposições de pactuação entre media e governo. Convenhamos... É que, queiramos ou não, há coisas mais importantes para dar espaço nos jornais do que o teatrinho do detonador...

Não está em causa o rendimento anual do 1º Ministro, as suas opções sexuais ou as zangas de bastidores dentro do partido. Como tal, penso que existem exercícios jornalísticos comparativos bem mais relevantes e profícuos a fazer. Mas ser "ardina" parece assemelhar-se, cada vez mais, à figura de "treinador de bancada". Todos querem, todos pensam que são.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo blogue que não conhecia - cheguei aqui pelas Blasfémias...

Sobre o post e o tema. A dependência dos media portugueses face ao poder é hoje um dos maiorres problemas do país: pelo que escondem, pelo que tapam, pelo que suportam, pelo que desviam, pelo que bloqueiam. Não há reforma, com esta promiscuidade.

6:42 da tarde

 
Blogger blimunda said...

Também vi essa bela intervenção do jornalista da Sic a demorar mais tempo a falar do desfasamento do detonador do que verdadeiramente importava ali! Concordo contigo. Era uma informação sem importância nenhuma. E sem interesse jornalístico. Também fiquei um bocadinho irritada. Who cares?

3:53 da tarde

 
Blogger Santiagando said...

Estive uns dias alheada do mundo: televisão pifou. Mas, acompanhei um pouco desta palhaçada pela rádio.

Parece que foram convidados cerca de 120 convidados VIP para a grande cerimónia de desabamento e foi criado um perímetro de segurança de vários quilómetros.

Ora, uns pensamentos começaram a alinhar-se nesta minha cabecinha demente... perímetro de segurança (ninguém deveria aproximar-se da zona devido ao perigo existente, ou não) e convidados especiais que estariam logo ali... hummmmm...
Será que esses convidados estão acima do perigo a que os restantes mortais não estão? Será que não corriam riscos? Será que estão acima de nós?

Parei de pensar... as respostas eram sim / não / sim... Bummmm... e só as torres vieram abaixo...

9:20 da tarde

 
Blogger Santiagando said...

desculpem a repetição da 1ª linha do 2º parágrafo (nem parece meu...)

9:22 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home