O Cósmico Segredo das Horas Vagas

07 setembro, 2005

+ Nós estamos aqui!!!

Existem programas realmente chatos nos canais cabo. A SIC Mulher tem vários e passei agora os meus olhos por um deles: um show americano qualquer com uma "caterer" qualquer que faz jantares e festas quaisquer e nós temos de assistir ao manancial de compras para entradas, bebidas, pratos principais e sobremesas daquelas que é bonito ver mas não comer.
A rapariga, a dita "caterer", lá foi à peixaria comprar um peixito qualquer para a festança e pediu o auxílio do especialista de serviço no tema da peixeirada. O Joss Cerqueira lá foi explicando num inglês macarrónico que tipo de peixito devia ela comprar e para que tipo de cozinhado. O Cerqueira do Joss despertou em mim aquela nuance familiar de conhecimento etimológico: "Nome destes deve ser tuga..." E mistério desvendado quando o Joss lhe diz que o seu peixe preferido era um tal grande e vermelho que em português se chamava Ruca mas que em inglês se diz Scorpion.
As nossas raízes são sempre essas. O pescador, o merceeiro, o carpinteiro cujo nome tipicamente português (Rocha, Mendes, Ramos, Dias, Duarte e afins) surge no final de um genérico de um filme estrangeiro qualquer. Resta-nos isto. Se calhar, o que interessa é estar lá... e acabou-se...

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

5:35 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Pelo menos inumeraste oficios! Acho q é tudo uma questão de proporcionalidade: deste pequeno rectângulo onde vivemos, saímos e fizemos coisas, não lá muito grandes!

SS

7:58 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Os "Dias" com interesse estão cá!

9:14 da tarde

 
Blogger blimunda said...

Do pouco mundo que conheço acho que os tugas ainda são aqueles que sabem falar melhor de peixito! diz uma que não percebe lá muito...

8:04 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home