O Cósmico Segredo das Horas Vagas

23 maio, 2006

+ E ainda sobre alimentação...

Estar a amamentar há 2 anos, 7 meses, duas semanas e dois dias é um completo e total absurdo.
Várias psicanalistas explicam a necessidade, de algumas mães, em perpetuar a dependência dos filhos. Adiam a autonomização dos mesmos, a integração no ritmo das crianças da mesma idade e sentem prazer em manter esse contacto físico, numa necessidade ultra de se sentirem úteis e poderosas. Descuram a imagem, anulam as restantes facetas de mulher, reduzem-se a mães induzindo, enquanto o organismo permite, o comportamento basilar de produtora de leite.
Tem tratamento...


P.S.: Hoje estou... sem papas na língua. Mas há coisas que me ultrapassam! Posso respeitar mas compreender, recuso-me. É-me humanamente impossível! O tema é farto e profícuo. Voltarei a ele com tempo.

11 Comments:

Blogger a mãe dos miúdos said...

até aos 2 anos é recomendado pela OMS, desde que tenha vontade, leite e dê prazer a ambas as partes.

Eu fui até 1 ano e uma semana. Por essa altura já só mamava de manhã. parei porque estava grávida e deixei de me sentir confortável com isso. O facto dela não ter estranhado nada mostrou-me que, provavelmente, aquilo acontecia mais por mim que por ela.

(tenho saudades de beber um bom copo de vinho tinto, uma sangria, uma caipirinha. comer o que me apetece. mas deu-me muito prazer aquele ano só nosso)

6:12 da tarde

 
Blogger blimunda said...

hehe.
isso faz-me lembrar uma conversa com uma amiga que me contava de uma conhecida que amamentava também um puto cheio de dentes. e eu desbocada, como sempre aliás, perguntei-lhe ao meu melhor estilo suburbano-brejeiro: "Olha lá, essa bacana para além do filho tem gajo na vida dela?!" e a outra responde-me: "Não. é mãe solteira" e eu "AHHH pronto. está tudo dito. pelo menos a mim chega-me".
em relação às recomendações da OMS o pediatra da minha filha que ainda é mais besta do que diz que isso é uma recomendação a pensar nos países de terceiro mundo. quer dizer ele disse de outra forma mas eu aqui até vou ser uma gaja discreta e não vou dizer mais nada!

7:58 da tarde

 
Blogger RB said...

sabes que eu até nascer o meu filho era muito apologista da amamentação, ainda o sou para quem quer claro...
mas amamentar não foi nada especialmente gostoso para mim... estranho? nem eu sei bem o porque, mas não sentia nenhuma proximidade especial por isso... sei lá

12:34 da manhã

 
Blogger Loira said...

Gosto mto de amamentar, já sabes... não sei por qto mais tempo o vou csg... sinto q o leite está a acabar. Tb já sabes o q penso sobre amamentar até eles irem para a faculdade: faz-me mta confusão, acho que promove uma dependência um pouco doentia... q é uma coisa mais importante para a mãe do q para o filho. Nunca amamentaria o meu filho até essa idade.
Para além disso, faz-me tb confusão pensar na relação dessas pessoas com os seus gajos...
e mais havia para dizer, mas o soninho não o permite.
bj*

12:53 da manhã

 
Blogger . said...

É como tu dizes, o tema é farto e profícuo...e vai incendiar umas opiniões. Vou fugir!!! Eu que não usei as tetas e já ultrapassei a cena, não sei o que dizer. E qdo não sei o que dizer, faço como as avestruzes: cabeça na areia!

5:24 da tarde

 
Blogger . said...

*Peço desculpa pelos termos usados. Tb não tenho papas na língua e "tetas" e "parir" são palavras que considero extremamente femininas, poderosas. Há quem as interprete mal. Tb dava um bom post este assunto...lol

5:26 da tarde

 
Blogger Repolha said...

Estrelinha, parir é sempre melhor que dar à luz não te parece??? LOL Adoro a palavra parir. Não sei porquê mas acho uma palavra bonita!!! Até o parir uma ideia... acho lindo. Teta não tenho opinião formada, mas não me choca :)

Voltando ao tema, também me faz muita confusão amamentar para lá do ano. Diz a minha mãe (que mamou até aos dois anos e meio e já ia buscar o banco para a minha avó se sentar - mas note-se que há 70 anos não havia papas sem glúten, além de que a minha avó perdeu o primeiro filho possivelmente devido à alimentação que foi obrigada a introduzir quando ficou sem leite) que caiu nesse erro com o primeiro (que mamou até aos 19 meses). Com a segunda e a terceira, no way. Ao ano toca a desmamar e que se façam à vida... Leitinho da vaca também é bom e os produtores de leite agradecem :)

Tenho sérias dúvidas sobre o desenvolvimento emocional quando se prolonga em demasia a amamentação. Não me parece muito positivo.

E a OMS fala em países em desenvolvimento, sim! Porque em países em desenvolvimento não há vigor fresquinhos, nem mimosa uht (passo a publicidade) e muitas vezes nem uma vaca que pingue...

E este comentário está uma bela confusão!

12:07 da tarde

 
Blogger Ck in UK said...

Mas quem e que amamenta ha esse tempo todo? Ves o desperate housewives? ha um episodia na serie 2 sobre isso. de escacar a rir!

5:33 da tarde

 
Blogger calamity jane said...

Tb penso postar sobre io assunto, por isso (e porque ñ tenho tp), ñ me vou alongar.
Mas eu cá decidi -como se isso interessasse alguém, ñ é? ;-) - que o meu limite é o primeiro dente a espreitar. Nem pensar na remota hipótese de q me morda os mamilos! Por isso duvido q vá até ao ano. Eu até já a ando a trabalhar, devagarinho, pra ir largando a coisa...

7:31 da tarde

 
Blogger Patrícia said...

Realmente... Até aos 12 , 18 meses... Vá lá... Agora até quase aos 3! Até deve fazer confusão ter uma criança daquela idade agarrada ao peito!

Bjinho

10:53 da manhã

 
Blogger scaf said...

Estes textos fazem-me sempre rir. Tal como te acontece quando vês uma mãe a dar de mamar a uma criança de 2 anos de idade. Não sabia se haveria de deixar um comentário, mas achei por bem deixar. Afinal de contas eu respeito as mães que deixam de amamentar com 1 mês de idade porque simplesmente lhes apetece, porque não haveria de querer que respeitem a que amamenta até aos 3?
Acho piada quando referem chocadas o facto de essas mães amamentarem porque querem que os seus filhos fiquem dependentes delas. Por dois motivos: porque se virem uma criança de 6 anos com uma chupeta na boca de cada vez que alguém a repreende, ou porque precisa dela para dormir não ficam chocadas. Isso sim é dependência...e depender de um bocado de borracha não é propriamente algo não me parece menos grave do que depender de uma pessoa...parece-me até bastante mais doentio. Mas eu respeito, nunca aponto o dedo a essas crianças, muito menos aos pais que permitiram tal dependência. 2º- se há especialistas (?) que defendem que as mães amamentam até tarde para criar essa dependência, também os há que defendem o contrário. Espreita aqui http://www.terra.com.br/mulher/gravidez/2002/05/08/000.htm. Como podes ver, há quem defenda e tenha provado (?) que a amamentação até mais tarde faz com que essas crianças se tornem adultos mais seguros e independentes e até com nível de inteligência superior. Para já não falar nos estudos que provam (mais uma vez coloco um ponto de interrogação nesta palavra) que o contacto físico com as crianças dessa idade (amamentação incluída) os tornam mais confiantes, independentes, seguros. Para não falar ainda em estudos que provam que o leite, apesar do que alguns especialistas (?) dizem tem maior valor nutricional nesta fase e que, mais importante do que isso, protege crianças de muitas doenças, nomeadamente alergias- asmas, rinites, dermatite atópica, etc). http://www.campodeflores.com/Novo_Site/default.asp?link2=144, http://www.aleitamento.com/a_artigos.asp?id=1&id_artigo=1217&id_subcategoria=1 e http://www.bionascimento.com/index.php?option=com_content&task=view&id=92&Itemid=47 (gosto de documentar aquilo que escrevo e não mandar postas de pescada)
Ok, agora pergunto, porque raio a teoria dos especialistas que falas é mais válida do que estas que te apresento?
Mais: porque motivo se discrimina mais uma mulher que dá de mamar a um filho de 2 ou 3 anos, porque acredita que o está a proteger do que uma mulher que deixa de amamentar um filho com um mês porque lhe estraga os peitos, ou porque simplesmente quer mais tempo livre?! Eu não as condeno! Fizeram a sua opção! Eu limito-me a ter uma opinião sobre isso, mas longe de mim rir-me delas, fazer um post onde as minhas amigas possam reunir-se com pau e vergasta para bater nessas senhoras e onde todas juntas possamos fazer piadas de mau gosto sobre isso.
Acho que se uma mãe quer um filho dependente dela, fecha-o em casa com ela, não permite que conheça o mundo, não deixa que tenha amigos, não deixa a familia partilhar com ela o seu crescimento..pode fazer mil e uma coisas...menos prolongar aquilo a que chamam sacrificio. Conheço mães que não amamentaram filhos e estes são bem mais dependentes delas do que muitos que mamam até tarde.
Ah, para que se note, isto não é um texto de mãe atingida. Sim, dou de mamar à minha filha de 2 anos. Não, ela nunca me morde (afinal além de os fazermos dependentes de nós também lhes damos educação). Sim, faço-o porque acredito que a estou a proteger no que diz respeito à doença que ela tem e acredito que se não o fizesse ela estaria bem pior. Não, este texto não me ofendeu até porque sei claramente a razão pela qual ainda lhe dou de mamar e não me insiro na categoria mencionada no post (e tenho a certeza que poucas se inserem).
Respondi apenas porque gosto que as pessoas fiquem esclarecidas, porque acredito que quando lemos o outro lado, no futuro pensaremos melhor nesse assunto, porque acredito que acima de tudo as opiniões e opções de cada pessoa devem ser respeitadas, desde que essas opções não prejudiquem terceiros.
Escrevi e assino, para que não restem dúvidas que ao escrever aqui, o faço com a convicção de que serei compreendida..ou pelo menos respeitada.
Peço desculpa pelo testamento....ah, e provavelmente existirão erros ortográficos e de construções de frases...mas não me apetece ler tudo de novo. J

11:29 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home