O Cósmico Segredo das Horas Vagas

25 maio, 2006

+Estrelinha felpuda


Que me perdoem os mais sensíveis.
Ainda hoje me comovo com os animais. Sou sócia da Liga. Visito regularmente a União Zoófila, onde fui buscar um dos meus gatos.
Cresci com cães, piriquitos, canários, gatos, ouriços e até lagostins. Cágados e peixes.
Tenho de escrever isto.
Não convivi muito com ele mas sempre que me via fazia uma festa. Enroscava-se nos meus pés, subia-me pelas pernas para ter colo e dava pequenas lambidelas no queixo a pedir mimo. Nunca vi nada assim e já tive muitos na vida. Nem os 2 que cá tenho em casa destilam tanto carinho.
Nasceu de uma mãe doente e, em casa dos meus pais, encontrou, aos 3 meses de idade, uns donos que se apaixonaram por ele. Pequeno, negro, de grandes olhos amarelos. Encontrou uns donos que lhe trataram da rinite, que lhe trataram do pêlo, que todos os dias lhe administravam os medicamentos, que lhe fizeram um bebedouro com uma bomba, para que a água estivesse sempre a circular, facilitando a ingestão para um animal que mal respirava pelo nariz.
O Rafa não estranhava ninguém, deitava-se de barriga para cima para receber festas e dava pequenas mordidelas no rosto e festas com as patas. Olhava-nos nos olhos e sentia-se ternura lá no fundo da menina. Adormecia deitado no pescoço do meu pai.
Não convivi muito com ele mas o suficiente para saber que era único. Raro.
Pode parecer ridículo mas, para mim, os animais têm alma. E a deste era boa. Boa demais para nós.
O Rafa morreu hoje. Não resistiu a uma queda do 4ºandar. Rachou o palato, partiu as patas, teve um pneumotorax. Penou 12 dias, a soro, a oxigénio e nunca deixou de esbanjar alegria quando os donos o íam visitar. Todos os dias.
O Rafa morreu hoje e não consigo deixar de sentir um nó na garganta.

20 Comments:

Blogger Natacha said...

Acho que se aplica o que senti quando a Joshua morreu... Foram animais muito amados, cuidados e acarinhados... Foram uma cadelinha e um gatinho muito felizes que serão sempre recordados, e isso é MUITO bom!!

Beijinhos aos 3!!

9:32 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

e eu que já devia estar habituada a estas coisas tenho uma lágrima no olho...ainda bem que eu não era a vet...
conheci esse menino e acredito que teve uma vida muito feliz, era realmnete um gato especial
beijinhos aos teus pais que lhe deram muito amor e carinho é de gente assim que os nossos animais precisam...
beijos enormes
monhê

10:05 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

e eu que já devia estar habituada a estas coisas tenho uma lágrima no olho...ainda bem que eu não era a vet...
conheci esse menino e acredito que teve uma vida muito feliz, era realmnete um gato especial
beijinhos aos teus pais que lhe deram muito amor e carinho é de gente assim que os nossos animais precisam...
beijos enormes
monhê

10:05 da manhã

 
Blogger Caracoleta said...

:O( Lamento muito! Também eu acredito que os animais têm alma. E os animais são melhores que muita gente que anda por aí! Nem quero pensar em perder as minhas meninas!
Beijinhos,
Susana

10:55 da manhã

 
Blogger Repolha said...

:(

11:58 da manhã

 
Blogger RB said...

que tristeza é, eles fazem parte da nosa familia né?
como te entendo, nem quero pensar...
sinto muito.

1:41 da tarde

 
Blogger . said...

Oh Horinhas, fiquei triste. :(

2:26 da tarde

 
Blogger Ck in UK said...

Porra, ate a mim se me partiu o coracao e nao era o meu gato. Sabes que eu tenho 4 gatas e tive gatos a vida toda. Sou doente por gatos. DOENTE!

Tadinho do Rafa!

Obrigada pelos teus comments no meu canto :-)

5:32 da tarde

 
Blogger Mae Frenética said...

Tou triste... por ti e pelo gatinho...

Uma beijoca!

6:44 da tarde

 
Blogger sandra said...

Nem sabes como me comovo com essas coisas. Fico triste, muito triste. Mas agrada-me saber que foi muito bem tratado enquanto foi vivo e foi feliz. Doi-me no fundo do coração quando coisas más acontecem a animais, sou assim, tenho mais consideração por animais do que por certas pessoas que conheco. Ok, deves achar que sou maluca...mas sou assim mesmo.

Beijinhos

Sandra

11:42 da tarde

 
Blogger Santiagando said...

Não conheci o Rafa, mas ouvi falar muito dele.

Era lindo e vai ficar para sempre no coração de quem o quis bem.

Nem quero imaginar o que será perder um amigo desses... que os meus ninos nunca me deixem, era o que eu queria...

Beijos linda e beijos grandes aos teus pais, que sei que se dedicaram o mais que puderam...

12:16 da manhã

 
Blogger Loira said...

:( Beijinho mto grande para ti... tb acredito q os animais têm alma.

1:52 da manhã

 
Blogger Smas said...

:(
BJs

8:02 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

há bichinhos assim. tiveste muita sorte em conhecer um. beijocas tristes

1:17 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Sinto muito... eu tenho dois filhotes de 4 patas e só de pensar que alguma vez isto vai acontecer, que o meus pequenos vão embora, fico de rastros... eles são a alegria cá em casa.
Força!

2:27 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Amiga... estou a chorar! Conheces-me. Só digo isto... nem consigo engolir.

11:35 da manhã

 
Blogger a mãe dos miúdos said...

beijo.

5:30 da tarde

 
Blogger sissi said...

N imagino o sofrimento q estas a passar...Amo mt os meus animais para imaginar passar por isso. Força

11:59 da tarde

 
Blogger Cris said...

Tenho muita pena - também adoro animais e, sim, para mim também têm alma - só lhes falta falar como nós.
Beijinhos grandes.

4:42 da tarde

 
Blogger Kika e Inês said...

Claro que os animais têm alma, e muito melhor que a nossa. Também creci rodeada de bichinhos e continuo a ter o meu Egas, um pointer que de caça nada entebde, mas de mimo, sim!!! Foi a nossa, minha e da minha Mãe, quando o meu Pai faleceu. Junto com uma gata, Bolotinha de seu nome e desaparecida desde que a Inês nasceu, foram os dois que nos ajudaram a soportar a dor e a loucura que se tinha apoderado de nós.
Eles são uma ternura e a nossa "begala" de ternuras...
O Rafa está no céu dos Gatinhos, como me disse uma dia a minha Avó e eu irei ensinar à Inês, que adora os bichinhos que nos rodeia. Numa outra casa temos 5 gatos!!!

11:37 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home