O Cósmico Segredo das Horas Vagas

31 maio, 2006

+Urticária, urticária

Começo este post dizendo: não amamentei mais do que um mês e meio porque não pude. Porque não tive leite. Porque não foi possível.
Adianto, lembrando o post "Ainda sobre alimentação" anterior, que escrevi o quanto respeitava quem amamentava até às calendas gregas mas que não compreendia. Respeitava, mas não compreendia. E este MEU espaço permite-me escrever o que me der na real gana.
O comentário que uma leitora indignada deixou nesse post poderia nem merecer reparo. Mas merece. Pelos inenarráveis equívocos que levanta. Pelas pontas soltas que deixa. Pelos erros castradores, doentios para quem, como eu, não pôde amamentar ou para quem, simplesmente, não o quer fazer.
E respondo: nada sobre amamentação me faz rir, ao invés do que lhe acontece a si. Acho o tema demasiado sério e problemático para muitas mulheres para me deixar levar pelo escárnio.
Não leu, no meu texto, que não achava igualmente consternador uma criança de 6 anos usar chucha. Já lhe disse. Respeito mas não compreendo.
É ÓBVIO que existem médicos que defendem vários pontos de vista. É óbvio que a amamentação tem as suas vantagens. Só não são tantas quanto as apregoadas e nem durate o tempo incontável que se prolonga o acto. É importante nos primeiros 5 meses de vida. Aliás: é no primeiro mês, caso não saiba, que os anticorpos e defesas essenciais são transmitidos.
Gosto, especialmente, deste excerto que colocou:

«(...) defenda e tenha provado (?) que a amamentação até mais tarde faz com que essas crianças se tornem adultos mais seguros e independentes e até com nível de inteligência superior. (POR ESTA ORDEM DE IDEIAS, VOCÊ NÃO DEVE TER PROVADO PITADA DE LEITE MATERNO) Para já não falar nos estudos que provam (mais uma vez coloco um ponto de interrogação nesta palavra) que o contacto físico com as crianças dessa idade (amamentação incluída) os tornam mais confiantes, independentes, seguros.»

São estas ideias tontas que tornam mães inseguras, deprimidas e angustiadas. Adultos seguros e independentes porque mamaram? Mas tenho cara de atrasada mental? Mas julga que somos tontos? Que somos todos carne para marquesa de psiquiatra e ansiolóticos porque não mamámos?
Inteligência superior? Agora, sim. Conseguiu fazer-me rir. Quantos doutorados, professores catedráticos, prémios Nobel quer que nunca viram leitinho materno? Vir para aqui dizer que os filhos das mães que amamentaram serão mais inteligentes, seguros e independentes que os filhos daquelas que não deram mama é um disparate ofensivo e revelador de grande ignorância.
São ideias literalmente idiotas, como esta, que povoam os medos das mães que não têm a possibilidade de amamentar, que acompanham os filhos com o receio de que sejam retardados ou menos capazes porque não tiveram acesso a leite materno. Tenha juízo e muito cuidado com o que diz!

Quanto a mandar postas de pescada, minha cara... é como lhe digo. Aqui, escrevo o que quero. E quem aqui acede, parto do princípio, tem dois dedos de testa. Procura informação, documenta-se e constrói opiniões. Não tenho de ser demagógica ou pedagógica com ninguém ou socorrer-me de outros sites ou opiniões para defender o que eu própria defendo. Isso é típico dos inseguros (UMA VEZ MAIS, NÃO DEVE TER SIDO AMAMENTADA, APOSTO...).

«Mais: porque motivo se discrimina mais uma mulher que dá de mamar a um filho de 2 ou 3 anos, porque acredita que o está a proteger do que uma mulher que deixa de amamentar um filho com um mês porque lhe estraga os peitos, ou porque simplesmente quer mais tempo livre?!»

Descrimina? Mas quem descrimina? Alguém lhe corta as mamas, a despede ou lhe deixa de falar? Já lhe disse, e escrevi no primeiro post, que respeitava. Não deixo de emitir a minha opinião, minha cara! Estava o mundo mal parado se o fizesse.

«Eu limito-me a ter uma opinião sobre isso, mas longe de mim rir-me delas, fazer um post onde as minhas amigas possam reunir-se com pau e vergasta para bater nessas senhoras e onde todas juntas possamos fazer piadas de mau gosto sobre isso.»

De mau gosto é a sua incursão cibernáutica. O atentado que faz a quem participou nessa partilha de opinião. Onde todas deixaram claro o que pensavam. Dá de mamar há 2 anos? Deixou a sua filha, por isso, de ser alérgica? Afinal, segundo os especialistas, têm menos propensão a desenvolver alergias. Eu mamei 4 meses porque a minha mãe teve de ir dar aulas depois. Sou asmática e tenho rinite. E volto a questioná-la. Amamenta há 2 anos. A sua filha não tem alergias? Segundo o seu Blog, tem... e bem complicadas.
Terminou o seu auto-apelidado testamento pedindo desculpas pelos erros ortográficos. Deveria ter pedido desculpas a todas as mães e mulheres por todos os outros erros.

29 Comments:

Blogger Patrícia said...

Concordo em absoluto com o que dizes! E gabo-te a paciencia (sinceramente) que tens para dar respostas a comentários idiotas.
Também em tempos recebi um comentário completamente idiota e apaguei-o. Mas agora que li o teu post, se calhar até estou meia arrependida! Devia ter dito o que pensava e que o "espaço" era meu e que escrevia o que me apetecia... há com cada um, que sinceramente...

Beijinhos

3:25 da tarde

 
Blogger Patrícia said...

Quanto à saída do Miguel do infantario é um assunto ja antigo. O Miguel sofre de Refluxo Gastro-esofágio e que quando piora, provaca-lhe uma hiper-sensibilidade bronquica o que faz com que fique mais vulnerável. Num ambiente de infantário a probabilidade deles ficarem doentes é maior e como tal o Miguel teve que sair. Um dos sintomas do Refluxo é eles bolsarem muito, de facto. Mas há outros: rabinho mt assuto sempre. Choro forte de noite (choro incomodado), fezes ácidas e bronquiolites/peiras constantes. Se te preocupa fala nisso à tua médica. Eu tive que mudar de pediatra, porque não estava a dar importancia ao assunto (demasiadas bronquiolites ainda por cima no verão!). Assim que mudei, detectaram-lhe logo o refluxo.
Da noticias da consulta

3:46 da tarde

 
Blogger Mar said...

Em primeiro lugar, e à laia de declaração de interesses: eu amamento um piolho que tem quase 15 meses. Agora passo aos comentários:

Os blogs são dos seus autores, quem não gostar do que escrevem não leia. Os autores têm o direito de escrever o que entendem, no tom que entendem, de responder e apagar os comentários que lhes fazem, se lhes apetecer. Este canto é teu e pronto.
Achei um bocadinho injusto o teu post anterior, porque a pessoa a quem te referes, que amamenta há dois anos e tal, está a amamentar o segundo filho, agora, e não a primeira. Amamentou mais tempo do que eu tenciono fazer, mas tenho muita admiração pela forma como deixou de o fazer, devagarinho, respeitando os tempos da sua filha.
Tenciono amamentar mais uns mesitos, terminando aos 18 meses, mais semana, menos semana. Se mantém alguma dependência? É uma óptima desculpa para não o deixar com a minha sogra, mas, na realidade, já passou mais de 48 horas sem mim (e era bem mais pequeno), sem crise nenhuma. Agora, que também bebe leite de vaca, por maioria de razão, a haver dependência, está na minha cabeça. Gosto muito de dar de mamar, é uma ternura e um prazer. Mas também sinto necessidade do meu corpo de volta. Vai terminar devagarinho, sem dramas. Acho que só nos fez bem. Amamentar nunca deve ser um drama ou um problema, nem para quem quer dar até mais tarde, nem para quem não quer, e, acima de tudo, para quem não pôde. Será um erro amamentar um miúdo mais crescido? Não sei, talvez. Mas vamos todas cometer erros na educação dos nossos filhos, achando que estamos a fazer o melhor, não é? ;)

4:43 da tarde

 
Blogger scaf said...

muahahahahahahaah.
ahahahahaahah. é que só posso rir. Pelo post e pelo destaque que mereci parece que afinal toquei em algum ponto mais sensível. Custa, não custa?!
Se respeitar é fazer comentários como o que fez e as suas comentadoras naquele post, então desculpe, mas não tem noção do que é respeito. Ah,e claro que pode escrever o que aqui quiser. Ninguém proíbe. Mas também não vi em lado algum escrito que eram proibidos comentários que fossem contra as suas ideias. Assim sendo, tomei a liberdade de dizer o que achava.
E mais ainda, burro é não é aquele que tem dificuldade em aprender. É aquele que tem dificuldade em aceitar ideias diferentes das suas. Quanto ao resto, nem me vou dar ao trabalho de comeentar. Pelos motivos óbvios, não compreenderia.
Peço desculpa por não vir aqui dizer amén. É tão mais fácil esse papel, não é meninas?

4:44 da tarde

 
Blogger Horas Vagas said...

Isso, o desespero alastra. Agora dispara em todas as direcções e chama de carneirada aqueles que não partilham a sua opinião.
Não me tocou num tema sensível, a minha sensibilidade é que não suporta ser tocada pelo que é bacoco ou tonto. Foi o caso.
E aqui fico, muito triste, porque a minha filha não vai ser nem esperta, nem independente, nem segura. Buá, buá.
Não tem mais nada que fazer? Vá dar de mamar, mulher, e desampare-me a loja com os seus psicodramas e metademagogias.
Agora tenho de levar com criaturas que atentam à minha inteligência defendendo que um bebé que mama mais do que os outros é potencialmente mais esperto?
Mas está tudo doido?
Andor!

4:59 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Agora entendi tudo!
O Bill Gates deve ter mamado até aos 20 anos!!! Eheheheheh

Sinceramente, há gente bem bacoca, miga! E com 2 anos e ainda mamar - se calhar já de pé - o mamilo deve servir tipo aquelas borrachinhas contra o stress...

Isabel MC

5:05 da tarde

 
Blogger Horas Vagas said...

Mar: Obrigada pelo teu contributo.Eu já sabia que o tema ia ser polémico.Mexe com muita coisa... Gostei muito da sua posição de respeito e compreensão. É raro encontrar essa postura. De qualquer maneira, se amamentas com 15 meses, é algo que só tu saberás decidir. Como já disse, respeito, mas custa-me entender. Os momentos de prazer e intimidade com a minha filha não passam por ela de mama na boca. E deu-me muito gozo amamentar mais pelo reconhecimento que estava a produzir o alimento para o meu filho e que isso era muito importante. Mas tem muito valor para nós enquanto, instintivamente, para eles é algo muito mais animalesco, muito mais ligado à sobrevivência. O afecto e a ligação que tenho com ela passa por outros momentos e outros carinhos tanto ou mais fortes do que a mama. Quanto À referência que fazes sobre a outra mãe a que se refere aquele tempo de amamentação, vais desculpar-me... mas se não houvesse um 2ºfilho aquilo continuaria. Um 2ºfilho que nasceu agora, 2 anos e 6 meses depois de uma outra. Tudo bem... cada um sabe de si. Amamentar há 30 meses, com dentinhos e a dizer «Dá a outra que esta já não tem nada», não é comigo. Desculpa.
Beijinhos

5:05 da tarde

 
Blogger calamity jane said...

Ora vamos lá ver (adoro as pessoas q começam as suas intervenções desta maneira...):
sinceramente, acho q não havia nexexidadejeje...
Eu cá dou de mamar. A menina sabe. E gosto. Não gosto nem de mais nem de menos. Vou dar enquanto der e quando deixar de dar, deixei. E pronto. Faz-me de facto, confusão ver crianças já com dentes a mamar, sobretudo quando já falam, já andam e reclamam a mama em lugares públicos, etc. Embora não tenha qualquer pudor em dar de mamar em qualquer sítio que seja, até porque não sou pessoa de muitos pudores.
Seja como for, respeito e respeitarei sempre as mães que fazem o que fazem (seja lá o que isso for) por amor aos filhos, dentro de medida do razoável, sem falsos moralismos e sobretudo sem más ondas. A OMS recomenda a amamentação até aos dois anos, embora haja quem defenda que esta recomendação só se aplica aos países do 3º mundo, por razões económicas e de defesa contra doenças tropicais e outras. Podemos discutir, obviamente, se estamos ou não num país do 3º mundo, o que em vários aspectos parece não ser uma hipótese assim tão absurda.
Agora há coisas q francamente não me parecem muito lógicas: à senhora que escreveu o comentário tão indignada com os comentários das amigas da autora deste blog, eu quero perguntar
- Alguém lhe perguntou se a sua filha lhe mordia? Quem falou em mordidelas fui eu, por isso penso que a indirecta era para mim. Eui apenas disse que EU tencionava amamentar até ao surgimento dos dentes. E que EU não queria arriscar-me a ser mordida.
- Onde viu comentários de amigas com vergastas e afins? Onde leu falta de respeito, se pelo menos 2 das comentadoras (se bem me lembro, pois agora não me apetece andar pra cima e pra baixo a ler e a reler comentários) até disseram q amamentavam e tencionavam continuar a fazê-lo?
- Quem é que disse ter deixado de amamentar porque amamentar estragava o peito? Não me lembro de ter lido ESSA pérola em lado nenhum, e olhe que já cá ando há uns mesitos largos - plo menos neste blog e no das amigas...

5:06 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Gostaria só de lançar uma questão: haverá vida para além da amamentação?

5:07 da tarde

 
Blogger Horas Vagas said...

Isabel MC: o que eu já me ri contigo! :-) A sério! Só tu, miga, para te lembrares disso! E o Einstein? Estava no quadro negro, a escrever a fórmula da teoria da relatividade e de mama na boca! Nem mais!

5:07 da tarde

 
Blogger Horas Vagas said...

Calamity: Este vai ser maior que o do fiambre. Ai vai, vai! Eu gostei muito de dar de mamar. Muito mesmo. E ninguém melhor do que tu e a Carla e Repolha, para dizerem o que me custou. Mas, caramba, haja consciência! Não vale a pena.
Falta de respeito seria apagar os comentários desta senhora e nem deixar ninguém os ler. Coisa que não fiz! Cada qual faz o que quer. Bêsos e dentadinhas no mamilo

Anónimo: Ora bem... não sei. Há? Olhe, pergunte à senhora!

5:10 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Bom, isto tem sido muito divertido.
Como deixei de mamar há 3 meses e meio, já ando a tomar suplemento de cálcio!! E folifer também...
Agora tenho que ir para Sintra, mas antes passo pela Eurest para comprar quarto de leite vigor!! De tampa azul...

Isabel MC

5:12 da tarde

 
Blogger . said...

Chegou a avestruz! Não comi scones com manteiga e, portanto, estou furiosa. E qto a posts de amamentação, sei bem que suscitam as mais violentas reacções, pré e contra. O blog é teu Horinhas, tens o direito de te indignar qdo te vêm arrumar com pedaços de estudos à cara só para rebater o teu. Mas eu não gosto de estudos desses. Nem dos estudos pró nem dos contra. Mais inteligência? Desconfio. Mais saúde? Não é líquido que assim seja. Mais autonomia? Essa é boa. Porquê?

Do outro lado da barricada, tb não me choca por aí além a amamentação até tarde, se ambos, mãe e filho, estiverem contentes e felizes. Um peito é um pacote de leite pendurado em nós, em vez de estar no frigorífico, pronto (bela comparação, valha-me diêus). O que interessa é que esteja bom, seja saudável e faça bem.

Mas o comentário que aqui vi, fala de vergastadas e risos. Ninguém gozou, ninguém vergastou ninguém e ninguém se riu. A Horas simplesmente nunca criticou quem amamenta, pode fazer-lhe é confusão as que se acham superiores só pq o fizeram. Eu tb penso desta forma. É o que é. É o que for. Deu, deu. Não deu, adiante. Acho que já se falou umas 450 milhões de vezes que o respeitinho pela mama alheia é muito bonito e todas gostamos. Olha, as minhas não deram...

8:22 da tarde

 
Blogger . said...

PRÓOOO!! não é PRÉEE

8:22 da tarde

 
Blogger Loira said...

Vou comentar o teu post com um post no meu blog...
bj*

9:45 da tarde

 
Blogger Pedro said...

Eu como homem que sou não quero meter-me no meio de discussões de mães, como leitor assíduo do blog, e sendo leigo na matéria, informei-me (pouco) sobre este problemático assunto, a Organização Mundial de Saúde, que não merece considerações algumas, tem a dizer sobre o assunto o seguinte, passo a citar:

«· As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebé deve tomar apenas leite materno e não deve dar–se nenhum outro alimento complementar ou bebida.

· A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e manter o aleitamento materno.

· As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade.»


Isto são as sugestões, e sublinho sugestões, da OMS que poderão ser seguidas conforme o bom senso da mãe, pessoalmente acho que cabe à mãe a decisão, se pode e quer continuar a amamentar então que o faça desde que ambos, mãe e criança, se sintam confortáveis, caso contrário, e segundo indicações do pediatra, encontrem uma alternativa. Claro que uma mãe que não tem mais leite dísponível não o vai jorrar milagrosamente.

O facto de existirem diferentes opiniões, desde que não caiam no absurdo ou paranóia, como aqui já assisti, são aceitáveis como tal! Cada um "estraga" o seu filho como quer, afinal de contas se mais tarde ele chumbar no secundário ou não conseguir arranjar emprego é porque a mãe não o amamentou o tempo suficiente, nessa altura não culpem os vossos filhos mas a vocês mesmas por não terem amamentado o tempo suficiente... ;)



PS - A citação foi retirada do WORLD HEALTH ORGANIZATION – The optimal duration of exclusive breastfeeding – Report of an Expert Consultation – Geneva, Switzerland

10:49 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Cada um sabe de si. Eu adoro amamentar a Adriana, é para nós um momento muito especial. Quando nascerem os dentinhos logo pensarei se será ou não altura de parar. Gerou-se aqui uma bela de uma confusão, não foi? beijocas

12:06 da manhã

 
Blogger Repolha said...

Eu tentei, eu tentei, eu tentei... abster-me do assunto. Não posso.

O tema é de facto muito complexo para ser tratado de ânimo leve e não o irei debater aqui até porque como o exprimi: tenho dúvidas.
Não sobre os benefícios da amamentação se tornam malefícios com a corrente fundamentalista que cada vez mais se ouve e lê, nem sobre o fundamentalismo em que se incorre... É sempre assim: puxa-se para um lado e o outro cerra fileiras.
Também não tenho dúvidas de que teria amamentado até ao ano caso não tivesse atingido a fasquia dos 100 quilos (ahhhh! dizem que emagrece... pois, pois!!!) e o número zero em neurónios começando a ser até grave ao ponto de colocar em risco a minha vida e a dos demais com distracções parvas.
Tenho dúvidas sobre a pressão colocada sobre as mães, num país em que a licença de maternidade é inferior a seis meses, quando se fala da amamentação exclusiva até meio ano de vida. Quando se afirma que disso depende a sua inteligência futura ou mesmo a sua sobrevivência...
Tenho dúvidas sobre a transição da mama para o biberão/copo após uma determinada idade.
Tenho dúvidas se será benéfico para a mãe — e aqui pesam muitas coisas, mas o discurso de ser mãe é difícil é a meu ver muito triste. E infelizmente ouve-se muito esse discurso...
Tenho a certeza, contudo, que há casos de todos os géneros e feitios... Problemas em ter um ser andante e falante pendurado nas minhas mamas não o teria. Mas teria certamente saber que isso — a mim — me faria andar cansada, sem paciência e a rebolar pela rua fora atrás da minha filha a correr...
Sim. Faz-me confusão... Mas não tenho certezas. Diz-me o meu bom senso para ver os exemplos à minha volta e escolher a via que a meu ver torna a vida mais prazenteira; para ouvir quem deu de mamar até tarde e chegou a uma altura em que o desmame foi demasiado complicado. Os níveis de mamodependência variam e há os mamodependentes que chegam ao ponto de só se acalmarem com a mama. Se é bom? E quando a mama acaba? Como é? Também há os que encaram a mama como fonte de alimento e ponto final...

Agora a maior dúvida com que fiquei foi saber exactamente qual a parte que te fez rir, Scaf, com o meu comentário. A parte do bebé da minha avó que morreu porque há 72 anos não existiam leites de fórmula? É que não percebi mesmo... Ou a parte de achar bonita a palavra parir? Terá sido o facto de dizer que a OMS dá essas directivas tendo em conta os países em desenvolvimento??? Não percebi mesmo!

Sobre as recomendações que o Pedro aqui em cima refere, elas não são feitas pela OMS. Elas consistem de um documento “não formal (…) e as opiniões e pontos de vista expressos pelos autores é da exclusiva responsabilidade dos mesmos”. E já agora também tenho dúvidas sobre o “não deve dar–se nenhum outro alimento complementar ou bebida”. Com 40º se calhar um bebé também precisa de água... Se calhar.

12:55 da manhã

 
Blogger scaf said...

Bom, é que não resisti e vou mais uma vez explicar o que queria dizer com aquele comentário a ver se nos entendemos todos por uma vez. É que isto de ler quando se está lixado com alguém faz com que as pessoas interpretem mal:
1º Eu NUNCA disse que condenava mães que deixam de amamentar com 1 mês, 2 meses, seja lá o que for. Pelo contrário. Se lerem, o que eu escrevi foi que são situações idênticas, ou seja, se eu opto por não dar de mamar (há quem opte e não páre porque simplesmente tem menos leite e eu NUNCA disse que foi o seu caso, até porque o único post que li neste blog foi este último sobre a amamentação, e como tal, não sou bruxa para adivinhar. Acho que isto que estou a dizer é facilmente confirmável, até porque deve ter registos de quem entra no seu bolg). Estava eu a dizer, se eu opto por voluntariamente parar de amamentar com 1 mês e meio ou com 2 anos são situações iguais, nenhuma merece mais condenação do que outra. Custa-me ver tantas pessoas criticarem da forma que aqui vi as pessoas que optam por faz~e-lo mais tarde. E tem de reconhecer que este post (pelos vistos há outro sobre amamentação, mas desconheço) tem de tudo menos respeito por quem o faz.
2º OBVIAMENTE (e basta dois dedos de testa) que eu não acxho que a minha filha vai ser mais inteligente que a sua filha (ou filho?) porque mama aos 2 anos de idade! O que eu lhe quis mostrar é que existem teorias e escritos para tudo! Basta irmos procurar e encontramos "justificações" e teorias para tudo! O que não falta é disso! Ou seja, porque motivo a sua versão que diz que só até aos 6 meses o leite tem algum valor é a mais válida? Porque há quem diga isso? Mas também há quem diga o contrário! Percebe o que quis aqui expor? Há que entender que, uma mãe ao prolongar a amamentação acredita exactamente no oposto que a senhora, e exactamente com a mesma convicção! Acredito que a grande maioria das mães o faz por isso! Porque se quisessem filhos dependentes de si, há tanto que poderiam fazer! Olhe, eu faço-o, de cada vez que lhe seguro a mão quando vai cair, e se calhar devia deixá-la cair e magoar-se mais para aprender a desenvencilhar-se sozinha! Isso sim é um pequeno gesto que os torna mais dependenetes de nós. Não dar de mamar. Conheço (mas conheço mesmo) crianças que mamaram até bem tarde e sempre foram crianças independenetes. Conheço crianças que mamaram biberão e dependem da mãe como um drogado da sua cocaína. Mesmo! Não estou a escrever isto porque me dá jeito!

Mais, eu não condeno crianças que mamam chupeta com 6 anos....mais uma vez as coisas foram interpretadas um pouco à maneira de uquem estava foribunda comigo e quis simplesmente dar-me na cabeça. O que lhe disse é que não vejo ninguém apontar o dedo a essas crianças, e também é um gosto como outro qualquer...assim como uma criança que mama gosta que a mãe lhe dê mama! Dá para perceber isso?A minha filha mama antes de deitar. Pede-me. Se não me pedir não dou...mas quando ela pede eu dou! O mesmo faz com a sua filha (ou filho) se lhe pedir a chupeta, certo? E eu acho que entre uma borracha e uma mama, tem que concordar comigo que uma chupeta é mais prejudicial...ou vai dizer-me que não?
Mais, eu nunca disse que foi aqui ou no blog das suas cometadoras que li que deixaram de dar de mamar porque lhes estragava o peito ou porque não estavam para isso! Nunca disse isso! Disse que há quem o faça! Eu NUNCA fui a nenhum blog das suas amigas (mais uma vez, coisa fácil de confirmar) nem faço ideia se dão de mamar ou não. E sim, já ouvi estAS pérolas, como alguém chamou. Não inventei, acreditem. Mastambém não condeno as pessoas que o fazem por estes motivos. Acho que deve ser um prazer amamamentar....para ambos..e se não o é....mais vale parar mesmo! Ponto final! Não condeno, não critico, embora eu também tenha um pouco de difivuldade em entender isso!
A forma como eu respondi ao seu post (onde não leio em lado nenhum que compreende que amamenta até tarde, como me diz) de uma forma bruta. Da emsma maneira que escreveu o post de uma forma bruta. Eu sei que é o seu canto, sei que pode escrever da forma que quiser, o que quiser, como e quando quiser. Mas entenda que qualquer pessoa aqui pode parar e sentir-se magoada. E o seu post foi duro para com as pessoas que o fazem, porque ao dizer-se que isso tem tratamento, está a chamar essas pessoas de doentes. Também sei que para si tanto lhe faz se alguém sai daqui magoado ou não, mas partindo do principio que toda a gente pode comentar, tem de perceber que a qualquer momento pode receber um comentário que contradiz as suas ideias!
Quero acabar dizendo que atacando-me falando das alergias da minha filha não é o melhor caminho. A minha filha tem alergia sim. A minha filha sofre sim. Mas a minha filha está a melhorar, a minha filha está a criar defesas e eu ACREDITO que estoua contribuir para isso. Eu e os médicos que nos acompanham...que acredito já vão para cima de uma dezena. Se calhar são todos burros, como a senhora me chama....mas acho que burro é aquele que não aprende com os erros, que fecha os olhos a outras teorias. Galileu também foi "crucificado" e afinal de contas tinha razão!Frisando de novo....obviamente que eu sei que a relação intelig~encia-amamentação não é directa como está escrita naquele texto. O mesmo acontece com aquilo me diz: que amamentação e dependência estão directamente ligados...entende agora o que lhe quis dizer?! Que para si o que é um disparate, para mim não é e vice-versa . A minha filha não é mais nem menos que os outros só porque mama.
Espero que mais este longo texto venha finalente esclarecer o que eu quis explicar-vos....e que eu não seja mais crucificada e insultada por expressar uma opinião. Saio daqui com o que pensei quando entrei: que aquele post foi duro para quem dá de mamar, desrespeitoso, assim com alguns (não todos) os comentários. Estão no vosso direito, mas acho que ouvir a outra parte nunca fez mal a ninguém, e estamos sempre a tempo de respeitar, não acham.
Um bom dia para todos....e..espero que isto acabe em bem, porque se há coisa que nunca gostei foi de briguinhas entre blogueiros..isso sempre me fez muita.... urticária.

8:52 da manhã

 
Blogger RB said...

feliz dia da criança para a tua bacana!!!!!!
Acho melhor não meter mais lenha na fogueira, ok?
isto está bravo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

1:38 da tarde

 
Blogger RB said...

tive mm de vir dizer uma coisa, este blog é da horas e ela diz o que quer e manda passear quem quer!

1:42 da tarde

 
Blogger Ck in UK said...

Ouve la, tou tramada. So me lixas. Se isto nao fosse um baby blog ate dizia outra coisa. nunca mamei na vida (mmm conceito q tb dava pra outras exploracoes se nao fosse um baby blog). Nem o Elvis.... De acordo com essas teorias nenhum de nos tem maturidade, etc e tal.. Ai ai!
E mais, conheco muitas meninas que adoptam a pposicao" as minhas sao meramente decorativas". E apoio. APoio pq ja chega de fundamentalismos. Pq no meio e q ta a virtude. Deixem de por pressao nas maes que elas ja tem bastante. Nao precisam de mais.

E tou como a Mar - os blogs sao dos seus autorres. se nao gostas nao comas... hihi
Horas vagas - adorei o post e o nome!!!! hihi

E mais nao digo que ja tou irritada (aliasm, tou outra coisa, mas nao posso dizer no baby blog). Esta semana vai sair um post sobre este assunto e o outro q a carla falou outro dia. E q aqui na bifalandia e so funamentalismos. Mas so pras mulheres os homens ficam a margem de tudo isto....

2:15 da tarde

 
Blogger Mae Frenética said...

Só passei para deixar uma beijoca de Feliz dia da Criança...!

Posso?

É q com tanto comentário até fiquei com medo...

3:25 da tarde

 
Blogger Mae Frenética said...

:)))

3:26 da tarde

 
Blogger Salta Pocinhas said...

Amamentei até aos dois anos. Tive as minhas razoes para o fazer, tal como posteriormente as tive para deixar de o fazer.
Nao vou lancar mais lenha para a fogueira.
Mas gostava de deixar aqui um grande beijinho para a Horas e dizer que li o post em questao, tal como os comments, e o post de resposta. Nao, nao me senti ofendida. E sim, vou voltar. Porque gosto deste blog, gosto da maneira como escreves e da intempestividade de alguns posts :)

5:16 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Eu cá amamentei até aos 33 anos e 9 meses.
Agora que já devo ter ganho a bicicleta (ou talvez mesmo o esterilizador de biberões - objecto do Demo) é meu dever esclarecer que esta era a idade que tinha quando o João deixou de mamar!

PS - Atende o telefone!!! Volta a ligar-te ao Mundo. Existe vida para além da amamentação... e até existe vida para além da maternidade.

6:26 da tarde

 
Blogger Horas Vagas said...

Luz das Estrelas: COBARDE! LOL Beijos ao Bi no Biberon fofinho! Ehehehe. Tem o rabinho assado? GRUNF!
Consegues ser uma moderada linda. Queria ser assim.
Agora põe um ovo que tenho fome! E grande!

Loira: Ai, ai, estou em pulgas! Mostra, mostra!
Beijos. E café?
Quando vamos jantar com as tipinhas?

Pedro: Volto dia 29 de Junho. Depois espanco-te. LOL. Beijinhos e saudades.

Helena: Uma discussão acesa,sim senhora! A Adriana está mesmo gira, ó, trintinha!
Beijinhos

Carla & Repolha: Eu e tu já trocámos umas ideias sobre o assunto. Já sei tudinho!
:-)
Como sempre,apesar de tudo (sabes do que falo ;-) ), gotei muito de ler o teu comentário. Equilibrada... É um MUST esta mulher.

Rutebruno: Feliz dia da Criança para Vocês!!! Compraste alguma coisa? Tenho de o fazer... é uma vergonha.
Ena, ena, gostei da tua voz agreste quando disseste «manda passear quem quer» Foi bonito!
LOL
Obrigada e Beijinhos

Ck in UK: Xuxu, tu vê lá! Em London Baby existme bancos de leite materno. Tu e o Elvis ainda vão a tempo!!
São 500 euros o litro! Pode ser que ainda dê. Bebem exclusivamente durante dois anos, no mínimo, e Babum!!! Smart guys!
Curti do teu comment! Arrebatador, as usual! E podes dizer os palavrões que te apetecer que os putos ainda não entendem e as mães não se importam, POIS NÃO??
Fico à espera e vou cobrar esse Post prometido!

Mãe Frenética: Beijinhos!! Beijinhos! Feliz dia!!!
Vem, vem. Sem medos, que o mar já acalma. É como tudo!

Salta Pocinhas: Beijo-te no alto do pedestal de respeito em que te coloco! :-)
Obrigada.

Dirly: Gosto tanto, TANTO, de ti. Esotu pr te ligar há que tempos... sabem que esta tipa emprestou-me tudo. Ovo, espreguiçadeira e sei lá que mais!
E ela tem muita graça. Muita mesmo! É uma tipa especial e devo-lhe muita coisa e não só telefonemas! Mas temos tido azar. Ou estou a dar bibas, ou a dar banho, ou a conduzir...
A vida volta ao normal daqui a duas semanas. I'll be back. And i'm sad!

12:12 da manhã

 
Blogger Luísa said...

Vim aqui parar através do blogue da CK e tenho estado a ler os posts e os respectivos comments.
Não resisti a comentar porque a amamentação é um tema muito crítico para mim desde que o meu filho nasceu.
Apenas quero dizer que ao contrário das minhas irmãs que mamaram até depois de um ano de idade, eu só mamei durante o primeiro mês, e não sou nem mais nem menos inteligente que elas e não fui nem mais nem menos saudável que elas.
Quando engravidei tinha a ideia romântica que ia amamentar o meu filho até ao um ano de idade. Nunca depois porque sempre me fez muita confusão ver miúdos a dizer "mãe quero mamar!" Além de me fazer muita confusão miúdos com 6 anos de chucha na boca (isto sim é muito grave e compromete o desenvolvimento dentário), mas adiante que o assunto é outro.
O problema foi o meu filho ter nascido prematuro sem ter adquirido a capacidade de mamar e teve de a aprender cá fora usando um biberão. Lá andei a tirar leite para lhe dar no biberão, mas sempre a tentar que ele pegasse na mama. O stress era imenso! Por onde pesquisasse lá vinham as tais recomendações de amamentar até aos 6 meses em exclusivo e as tais ideias que quem amamenta é melhor mãe. Eu lá me mugia. Ao contrário do que muita gente me disse, eu consegui que ele mamasse no meu peito, mas como adormecia muito facilmente eu continuei a tirar leite com a bomba para continuar a estimular a produção. Até que ao fim de 4 meses achei que chegava, estava farta de me andar a mugir. Agora que ele tem 5 meses mama um bocadinho de manhã e o leite está mesmo mesmo a acabar. Mais dia menos dia vou parar de amamentar, sem stresses sem ansiedade nem para mim e nem para ele. Agora sei que não vou sou nem melhor mãe nem pior por causa disso e que o Martim não vai ser nem mais nem menos inteligente. Confesso que a minha urgência em que ele mamasse na minha mama também era libertar-me da bomba.
Para primeiro comentário alarguei-me imenso e deve estar uma confusão tremenda. Acho que vou voltar pois gostei do que li.
Ah! Já me esquecia, se o blogue é teu tu escreves o que quiseres e da forma que quiseres.

Beijinhos

1:40 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

oi! Ufa! Que canseira Horas.. tema muuito complicado.. Não mamei mas sou muito saudável e relativamente inteligente, acho eu.. Não consegui amamentar as minhas filhas e foi muito dificil para mim não o fazer mas felizmente são umas gaijas saudáveis... Para tudo tem que existir equilibrio e bom senso... e sim tb me faz confusão uma criança com mais de um ano mamar.
E o blog é teu boa? Escreves o que der na real gana certo?
Beijocas

6:54 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home