O Cósmico Segredo das Horas Vagas

07 setembro, 2006

+Voltei, voltei....

... voltei da Tunísia. A bacana que me arranhava a barriga e que agora me adoça a vida foi adoçar a vida de todos os foreigners lá do hotel. A tipa era toda sorrisos para meio mundo... acrescentando que meio mundo eram umas quantas centenas de italianos que por lá iam a banhos. Deliciados com a miúda, pázinhas! Fez sucesso pela pequenez (era a mais jovem do hotel), pela serenidade e porque esbanjou simpatia, charme e dadadada. É uma oferecida, é o que é!
Andou lindamente de avião. Bebeu águinha e leitinho na descolagem e aterragem. Adorou a praia e a piscina quentes. Gostou dos ritmos e foram as férias dela. As nossas estão adiadas para a reforma! LOL
Ao ritmo dos soninhos que fez, das refeições que queria e da sua disposição. Mesmo assim arriscámos e lá fomos a Tunis, Sidi Bou Said e Cartágo. No seu novo carrinho da Chicco, mais leve, portátil, barato e fácil de transportar, dormiu, comeu e animou salões de chá e souks.
Um mimo.

Regresso e deparo-me com a loucura em que vai isto por cá! Uau! Animação, animação, quase tão pirosa quanto a da dança saloia do ventre que uma senhora, de balofos abdominais, rodopiava no meio do átrio da piscina a horas ainda próprias para as crianças assisitirem. Ai, ai, quanta agressividade, mãezinhas.
Já vos disse que isso faz-vos mal aos nervos e ao leite. Quebra o peito e tudo, dizem os especialistas. Os especialistas que querem a fruta cozida ou crua, a introdução de borrego ou de vitela. Os especialistas que dizem, com as garantias exactas da preservação da saúde do bebé, que os andarilhos são bons para as pernas ou que arqueiam as pernas. Os especialistas que gostam de tetinas da Chicco e outros que gostam só da Nuk. Os mesmos especialistas que afirmam a qualidade suprema das Huggies ou das Dodots. Dos que dizem NÃO à Mustela e dos que dizem CLARO à Mustela.
Va lá... ter dois dedos de testa não custa nada! Bem, talvez custe, pelos vistos.
Quantas mães passam por aqui, amamentando os seus filhos até tarde e se expressam com QUALIDADE, SENSATEZ e HUMOR? Sem agressões tontas de quem não sabe o que, em desespero, fazer para justificar a SUA dependência, os SEUS problemas, os SEUS complexos e frustrações ou os SEUS pesares de consciência de quem, talvez... um bocadinho... lá bem no fundo.... reze para que o leitinho acabe antes do miúdo/a terminar o Infantário ou que o Pediatra mande avançar com uma boa sopa de legumes com perú!
Problemas parecem ter estas senhoras que, segundo dizem, amamentarão "até que a voz lhes doa" (uma, de nome Fátima - muito educada, é verdade, apesar de alguns problemas de léxico e de nuances gramaticais- refere 4 anos... que bonito! E uma Peregrinação ao Santuário a dar mama ao mesmo tempo?? Isso é que era de boa mãe!)

É que o modo como levaram tudo isto "tão a peito" é suspeito. É de quem se ofendeu. De quem se magoou. De quem sentiu "ai, que me descobriram a careca!"!

Vou repetir pela ÚLTIMA VEZ! NÃO DEFENDO A AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA, EXCLUSIVA,EXCLUSIVA,EXCLUSIVA,EXCLUSIVA,EXCLUSIVA,
EXCLUSIVA,EXCLUSIVA,EXCLUSIVA,EXCLUSIVA, até aos 6 meses!
Já perceberam?
Terei problemas de expressão (só para dizer que te amo.... nem sempre encontro o melhor termo...)?
A partir dos 4 meses acho que devem começar a ser introduzidos os sólidos.
A partir dos 4 meses devem aprender a deglutir além de sugar.
A partir dos 4 meses acho importante que conheçam outros sabores e aprendam que outras pessoas que os amam também lhes podem dar de comer, alimentá-los com gosto e prazer.
A partir dos 4 meses é bom exercitarem os músculos da cavidade oral para uma mais rápida aprendizagem da linguagem.
Dar leite materno? Até quando vos apetecer.
Só não defendo em exclusivo. E quando já se fez a introdução dos sólidos, tenho dúvidas sobre o que tem a criança, a mãe e o CASAL a ganharem com uma alimentação de mama até para lá dos 12 meses de idade. Mesmo muitas dúvidas...
Bolas, é assim tão difícil de entender?

E, acreditem, na área onde trabalho.... sei bem o que é críticas. Vivo bem com elas. Gosto delas. Animam-me a alma. Estimulam-me a argumentação. Fervilho de emoção! São um estímulo ao meu exercício intelectual.
Um bem-hajam!
Obrigada por existirem!
Voltem sempre, anónimas ou não, terão sempre esta porta aberta para vos receber!
Obrigada, obrigada, meu publi"cuzinho" irritadito!

Calamity do meu coração: tenho TUDINHO no frigo para ti, xuxu! Trouxe tudo o que lá ficou e a t-shirt do R está lavadinha!
Luzinha: manda a tua morada, qd puderes, que tenho uma prenda pr o Bi! Lembrei-me tanto de ti, em Madhia, quando abria boiões de fruta! LOL
Loirinha fofa: Tenho um recuerdo especial para ti. Por razões óbvias. Porque se deve a ti a nossa decisão de partir para África. O Zézinho vai ficar lindo nele...
Carluncha: give me a call. Miss U!
Tenho saudades de algumas meninas.... Ck, a quem devo visitas... à minha mãe Alienista preferida, a Sofia, que acompanhei a crescer na "baguiga" da mutter.
Mãe dos Miúdos: Benvinda! É sempre um prazer ter gente por cá que seja uma mais valia e que conte histórias boas e gostosas!
Rute Bruno: Eu entendo. :-) Sabes que te devo umas valentes visitas também... Um grande beijinho.
A Caracoleta, que é uma querida... A Célia Tavares (BOA! NOMES!!) que cá veio for the first time... A Helena, para com quem tb estou em dívida. Voltando ao ritmo prometo voltar às lides!

Um beijinho especial ao Judas que conheço há quase 10 anos. Vi-o crescer. Idem. Vejo-o plantar sementes e colher flores. Sempre de longe mas sempre presente. Há nele um síndroma de sombra que me agrada.

21 Comments:

Anonymous Anónimo said...

que bom voltaram!!!
já estava cheia de saudades,e estou desejosa de ver essa menina que ao que parece puxou aos pais em simpatia!!
beijjinhos

6:12 da tarde

 
Blogger calamity jane said...

Só pra dizer que te amo... mas onde andam as colcheias, fusas e semifusas deste rachtaparta de teclado?? Hein???
Mandei-te um sms pró nº antigo q perdi o novo. Não sei se recebeste... o meu telemóvel tá em estado de coma do qual penso não sairá com vido, mas ainda tenho esperança venha a cuspir cá pra fora todo valioso conteu´do que não fazia parte de nenhum dos cartões... Ai ai ai as mensagens (98 só no arquivo do dito!!!), as fotos, os contactos, ai ai ai a banda sonora do sex and the city ai ai ai

7:17 da tarde

 
Blogger calamity jane said...

com vida, claro! convido-te é a ti pra um sumo de laranja (natural e sem gelo) antes q recomeces a histeria laboral. Que tal no nine eleven? longe de qq torre, claro

7:18 da tarde

 
Blogger a mãe dos miúdos said...

ainda bem que já voltaram :D e que a bacana é um sucesso em qualquer lado.

e agradeço as boas vindas mas olha que não é a primeira vez que as dás. eu antes assinava era com "os pais da Joana" (da Joana do Adão), veio mais um ao mundo e a coisa foi para o plural.

beijo grande

7:27 da tarde

 
Blogger Marta said...

Fartei-me de rir com este post...
Escreves bem, com humor...
Visito-te muitas vezes mas nem sempre comento. Mas hoje não pude deixar de o fazer.

Beijinho grande.

8:52 da tarde

 
Blogger Sofia Macedo said...

Bem-Vindas!
As férias, (já vi) foram boas. Particularmente para a menina M. ;)
Como vês, o teu cantinho tem vida própria. Acho que nem precisavas de o vir actualizar tão cedo, que iam continuar a chover comentários! Lol
Escreve-me a contar que roteiro fizeram. Pode ser que, com mais sorte que este ano, p'ró próximo Verão façamos umas férias desse género.
Um beijão grande e, mais uma vez, bem-vindas!

Natacha e Sofia

PS - Lol Quando estiver "deprê" já sei; venho ler este "post" outra vez!

9:04 da tarde

 
Blogger Mae Frenética said...

Bem vinda! Ricas férias!
E já viste q recepção? LOL!

(li o livro e gostei, q queres q te diga? MUITO!! :) Foi um dos 3 q consegui ler estas férias!)

Olha lá, grande coragem a tua de levares a pimpolha pra Tunisia. Mas tu és uma mulher de força EXCLUSIVA EXCLUSIVA EXCLUSIVA!!!

Beijos!

9:54 da tarde

 
Blogger Ana said...

Do melhor este post!

Gostaste de Sidi Bou Said?
E Cartágo é muito bonito,mas o que eu gostei mais da Tunísia foi a Medina, a big feira deles.....ia-me perdendo lá!
E o gozo que me dava negociar com eles....ai que saudades :)

10:40 da tarde

 
Blogger Caracoleta said...

Bem-vindos...
Já tinha saudades de te ler.
Não me acredito que tiveste a coragem de falar de mamas, lol!
Beijinhos

11:44 da tarde

 
Blogger L de Luis said...

Temos fumos desta vez? Hein? Chicha da boa espero.
Eu sei que a maternidade é algo que jamais irei perceber por imperfeição angelical mas acho que "perde a graça e a naturalidade" quando se fala tanto sobre ela.
Que stress só de ler os posts.
Que ansiedades latentes.
Excesso de informação dá nisto.
Talvez confiar mais no instinto maternal e não ser mais papista que o papa.
Se te apetecer manda este anjo que é mau para o espaço sideral do caixote do lixo.

3:40 da manhã

 
Blogger Natacha said...

BOM REGRESSO!!!

E beijinhos para os 3!!

9:53 da manhã

 
Blogger Natacha said...

Queria mailar-te uma coisa, mas estás com a caixa cheia pá!!

11:06 da manhã

 
Blogger Jane & Cia said...

Tenho cá vindo apenas ler... hoje tive vontade de comentar.Não gosto muito de confusões por isso mantive-me alheia aos bombardeamentos que por cá andavam.

Respeito a tua posição, especialmente por ser tua e a ti dizer respeito.

E confesso que dou algumas gargalhadas com alguns incêndios por aqui ateados!

Para não parecer que estou mascarada digo-te que amamento o João que tem 9 meses e meio e ando a tentar desmamá-lo, terá autorização a fazer uso da minha mama até aos 12 meses, depois acabou que preciso de voltar a sentí-las minhas.

Deixo apenas um beijinho à Horas Vagas e à bacana que lhe arranhava a barriga e agora lhe adoça vida.

E um elogio à garra que demonstras!

11:35 da manhã

 
Blogger . said...

Ké isto??? Venho cá todos os dias e já me ultrapassaram 13! Podias ter dito que vinhas que eu vinha receber-te de sorrisos e flores. Lembraste-te do meu Bi e de mim (mesmo que pelos boiões de fruta. eh eh eh)? Que querida. Já me ofereceste um sorriso hoje. Obrigada. Conta mais. A tua bomboca fez um sucesso.Pudera. Com aqueles olhos e sorriso...

2:56 da tarde

 
Blogger Loira said...

Surpresaaaaaaaaa! Directamente de Menorca (fizeste taooooo bem em ir para a Tunisia... este hotel e assim para o muito fraquito) e sem acentos...
Esqueci-me do tlm em Lisboa. Recebi o teu sms, mas nao tive tempo de responder. dou noticias, assim q chegar!
Claro q a Mariana ia ter de fazer sucesso. linda como e! Os bifes, espanholadas e italianadas tb curtem o Zezinho... tem bom gosto! Qto a mamas, o Zezinho anda um bocadinho chateado com as minhas - tem sido dia sim, dia nao ;-)!
bj

3:14 da tarde

 
Blogger Paulo said...

Tá-se bem!!!!

8:23 da tarde

 
Blogger calamity jane said...

Onde andas, gaja????

4:40 da tarde

 
Blogger Ck in UK said...

Ouve la ta tudo pirado. E os anonimos levam-me a loucura, por isso e q os bloqueei do meu blog. Porra. Mas amei a imagem. Vale mais q mil palavras.

e bem vinda das ferias
bjo

8:02 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

1:31 da manhã

 
Blogger matamari said...

Voltaste de lá e em grande!
O que eu me ri com este post...
Sejas bem vinda para voltar animar a malta!
Até um dia.

11:56 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Amiga,não tenho comentado nada disto, pq como sabes ainda não estou no clube materno! O único dia em que ia comentar o exagero com que certas pessoas enfiam a carapuça, o servidor passou-se e não consegui colocar o comentário! Agora que os ventos parecem estar calmos já não vale a pena...
Estamos mortes de saudades vossas e da M então nem se fala! Os italianos devem ter ficados loucos com ela! É a menina do nosso coração! Já estás de regresso ao trabalho? Temos de nos encontrar! Beijos enormes aos 3

SS

8:53 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home