O Cósmico Segredo das Horas Vagas

10 janeiro, 2006

+Ninguém merece essa Dor...

Desde que engravidei e após as preocupações de um início complicado e tremido, dei por mim envolvida pelo maravilhoso mundo das grávidas, planos e projectos maternos. O decorrer de uma gravidez calma e saudável, após os 3 meses por que passei, dão a serenidade e confiança que, aprendo agora, pode ser abalada a qualquer instante...
Nunca quis comprar roupa, fraldas ou chupetas... queria vê-la, tê-la cá fora antes de criar expectativas. Nunca quis ser apanhada de surpresa... por más surpresas. São 9 meses de grande incógnita, onde ela vive numa redoma de carne que não domino, não controlo e sobre a qual desconheço a forma de funcionamento. Não tenho visão raio-x para saber se a placenta está a fazer um bom trabalho ou se o cordão umbilical se enrolou no pescoço. Não domino a oxigenação da placenta ou as contracções, as infecções uterinas ou a toxoplasmose. Não sabemos se entrámos em pré-eclâmpsia ou se o bebé está em sofrimento. Nos meus braços, domino... protejo e confio. Enquanto ela estivesse lá dentro, numa forma de defesa emocional, sempre quis distanciar-me do fomento de projectos e compras.

Chegada às 30 semanas, tive de me render que estava quase... bem perto... e que não fazia sentido algum ser apanhada com "as calças na mão" e sem um babygrow para vestir a garota. Mas estas certezas desmoronam-se com facilidade...
O meu núcleo de interesses está, hoje em dia, deveras limitado. Rodopio, a toda a hora, por sites de crescimento, por Blogs de grávidas, por lojas online. Numa dessas viagens, encontrei o
Diário de uma Louca. Um blog divertido, com uma mãe alucinada à espera de uma bebé. Ontem, o Blog deu das mais terríveis notícias de sempre... Ontem, a mãe alucinada teria desejado estar a alucinar... e nós também. A bebé, com 38 semanas, morreu in utero. O parto foi provocado, um nome foi dado e um funeral feito. Ninguém sabe porquê, com que motivos, por que razões o coração da Mónica, algures na redoma de carne, deixou de bater. Dou por mim imbuída de frases epistolares, dignas da minha avó: Deus nos livre e guarde.
Ninguém merece uma dor assim...

12 Comments:

Blogger CC said...

Não há palavras... é simplemente uma dor silenciosa e injusta...

7:56 da tarde

 
Blogger sonia said...

Uma dor que me trou as palavras ... nem consigo imaginar, tão pouco. Fraseando a tua avó, Deus nos livre e guarde.

10:55 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

gostava que aquilo que sinto ajudá-se de algum modo a mãe de um anjo... a ti minha amiga desejo-te força e muita calma...estou contigo linda!!!

12:34 da manhã

 
Blogger Pat said...

Que exista um Deus neste mundo que nos livre deste mal.
De qualquer modo,pudemos sempre acreditar que outra «mónica» (que não aquela) será gerada em breve.
Já passei por todos esses sentimentos que descreveste, ao longo da minha gravidez, e posso adiantar, que mesmo com eles nos nossos braços, nunca deixaremos de ouvir acontecimentos trágicos com outras crianças.
Como tu própria adiantas, só temos que proclamar «Deus nos livre e guarde».
Bjs

9:25 da manhã

 
Blogger Natacha said...

Beijinhos... e muita força e coragem!!

9:48 da manhã

 
Blogger Suzana said...

Olá!

É como diz a tua avó - " Deus nos livre e guarde". Só de pensar no que sente essa mãe, dói-me o peito :o(

Respondendo à tua pergunta - sou mesmo de Cabo Verde (nasci cá e vivo cá)

12:40 da tarde

 
Blogger Natacha said...

Pois..., agora também já sei! Mas na altura, apesar de também colocar essa hipótese, deu para ficar na dúvida e preocupada com vocês! É que, não sei porquê (... não sei se foi da net, se tu estavas a meio do post, ou não sei...), o post não estava completo (apenas as primeiras 13 linhas) e tudo o resto no blog tinha desaparecido (inclusive a possibilidade de deixar um comment)... Não é que a situação não o justifique, mas pareceu-me tudo demasiado sombrio. Vai daí, contactei com a monhê que tenho mais à mão!

2:41 da tarde

 
Blogger Sofia Macedo said...

...A frase da tua avó diz tudo...
Que giro! Data prevista para o mesmo dia, mesma médica, mesmo hospital, ambas meninas... Não estás nas aulas de PPP também no hospital? Em relação às malas, não acho que seja cedo. Afinal já entrámos na 35ª semana. Quanto a malinhas, ainda agora pedi ao meu marido para sentir o peso da mala da filhota. Ficou parvo a olhar para mim! E quando eu lhe disse que ainda faltava a minha mala... Enfim. Sabes tudo o que tens que levar? Eu tenho a lista (actualizada) do hospital. Se quiseres, posso digitaliza-la e enviar-te. (Mail: pashur@hotmail.com)

Jocas,

Natacha e Sofia

8:16 da tarde

 
Blogger Zelia M Evora said...

Sim... Acho que todas nós sofremos com esta triste notícia... Mas temos de ter fé que tudo vai correr bem...
Quanto ao teu enxoval, é preciso é que ela esteja bem, a roupa arranja-se depressa!!

4:11 da tarde

 
Blogger Caganita said...

São porras que acontecem!
Mas tudo se resolverá.
Tenho uma amiga em que a bébé morreu na barriga, mas com a aquela doença da Morte Súbita.
Sim, é estranho, mas aconteceu. Felizmente, alguns poucos anos mais tarde, lá conseguiu novamente engravidar e tudo correu bem.
Niguém merece realmente uma dor assim, mas vais ver que tudo irá correr bem, para essa tua "amiga" e para ti também, claro!!
Beijinhos

8:55 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Linda do meu coração, gostava que não houvesse esta louca sociedade da informação em q vivemos, para tu não teres acesso a tanta informação! Eu se estivesse no teu lugar tb já estaria verde de preocupação!
Desde que estás grávida, que estes teus amigos tb estão grávidos de incertezas, de esperanças e de muito amor p'ra dar a essa ervilha que aí vem! Logo nos primeiros meses a preocupação foi mais q muita, e eu q contacto com tantas mulheres no meu dia-a-dia ouvi estórias de arrepiar desde o inicio até a situações como a da "Mónica"! Tenho feito questão de não te contar nem uma, numa tentativa inglória de te preservar!
Impossível sendo tu a jornalista que nós conhecemos!
Amiga... Deus nos livre e guarde... há-de correr tudo bem!
Beijos

SS

9:30 da tarde

 
Blogger Santiagando said...

..da-se!!! (pardon my french).

Esta é a minha primeira reacção. Ninguém merece tamanha dor, essa é uma verdade. Nunca consegui imaginar como será... não quero nunca ter de a sentir, nem por mim, nem por por outra pessoa...

"Deus nos livre e guarde", lá dizia uma sábia senhora.

Vêmo-nos amanhã?

11:05 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home