O Cósmico Segredo das Horas Vagas

16 fevereiro, 2006

+Sôdade...


Ele talvez tenha razão... este Blog talvez se tenha tornado num Blog de grávida e, agora, de uma mãe. Talvez Ele tenha razão... E, entrando na temática da gravidez, dei por mim hoje a vestir uma camisa de botões. Uma camisa que não me servia na gravidez. Chegava ao peito e os botões não apertavam... tinha uma barriga e lá dentro a bacana que a arranhava.
Olhei-me ao espelho.
Senti tanto a falta dela cá dentro... sempre a quis ter cá fora, rápido, rápido... e esta tarde senti-lhe a falta dos pontapés, dos soluços (hoje são um pesadelo e sinónimo de que vem aí leitinho em forma de regorgitação...), do rabinho espetado no lado direito da barriga. Que ali estava mais protegida, a crescer forte e saudável. Olho para ela, a dormir na alcofa, e enternece-me pensar que saiu de mim, que se desenvolveu cá dentro.
Há uns dias estive a arrumar tudo o que dizia respeito à gravidez. Fi-lo com os olhos marejados de lágrimas e com Ele sentado no sofá, sem se aperceber do pranto. Arrumei as ecografias, as mais de 10 ecografias dos descolamentos, do percentil 75, as ecos do pouco líquido e das contracções. Arrumei o livro verde da grávida e os pedidos de baixa por gravidez de alto risco que a obstetra pedia à médica de família. Mirei, por uma última vez, as ecos em que a bacana que me adoça agora a vida não tinha mais do que alguns milímetros... é tão difícil de acreditar. Guardei as análises ao sangue e à urina... e fechei a gaveta. Custou tanto. Enxuguei os olhos atrás do sofá e sentei-me sorridente.
Sinto a sua falta, essa partilha a duas no maravilhoso e extrordinário milagre que é a concepção de uma vida. Tenho saudades também de a saber bem, calma e serena no conforto da minha barriga. Mas, hoje, gosto de sentir o seu hálito quente com cheiro a leite. Respiro-o sempre que posso... um dióxido de carbono com sabor a vida.

10 Comments:

Blogger Loira said...

Tb tenho saudades de estar grávida... muitas mesmo... foi a melhor experiência da minha vida...

1:29 da manhã

 
Blogger Natacha said...

Olá Mariana,

Estive a ver umas fotografias tuas que recebi por e-mail e é verdade, és mesmo muito bonita! E a tua mãe também deve ter razão, ao dizer que cresceste depressa, é que tens carinha de menina mais crescida! E olha, se queres saber a minha opinião, achei-te muito parecida com o teu pai.

Beijinhos e muitas felicidades para ti e para os teus pais (babados, e com razão!).

9:10 da manhã

 
Blogger sonia said...

"um dioxido de carbono com sabor a vida" aiiii o que eu adorei ler este post!!!
:))))

12:14 da tarde

 
Blogger Repolha said...

Primeiro: ai que narizinho apetecível....
É estranho, não é? Que raio de hormonas são estas para que sintamos saudades das caimbras, da azia, dos pontapés, do pé enfiado entre duas costelas, das baixas de tensão, do não conseguir apertar os sapatos... E que saudades eu tenho disso tudo. Eu que estava mais que farta de estar grávida (41+2 para quem estava à espera que não chegasse às 35...).

PS: Por que não um álbum ecográfico? Foi o que eu fiz por ter essa carrada de ecos.
PS2: Todas acabamos na mesma. A falar dos filhos e dos filhos (espera até dares por ti a dissertar sobre cocó). Vão-nos valendo as pessoas de bom senso que volta e meia chamam-nos à Terra e não nos deixam cair no vazio de ideias extra-maternidade.
jinhos

12:40 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

É tão bonito o que escreves e descreves...
beijos grandes para os três, para ti especiais
Monhê

1:22 da tarde

 
Blogger Sofia Macedo said...

Descreves as coisas de uma maneira tão peculiar que eu fico dividida entre o desejo de ter a Sofia nos meus braços e o desejo de a manter escondida do mundo e tê-la só para mim!

Jokinhas para vocês!

Natacha e Sofia

2:21 da tarde

 
Blogger . said...

Parece ser linda! O meu bebé cheirava a caramelo, juro. E sim, também tenho saudades de o ter dentro de mim, saudades do percurso milagre, das expectativas... Vibro mais agora com a recordação da gravidez, do que quando estava grávida...estranho.

2:43 da tarde

 
Blogger Sónia Patrícia Tavares said...

Senti exactamente o mesmo. A ansiedade de a ver cá fora passou a ser um enorme vazio por não a sentir mais cá dentro! Mas é mesmo assim. Há que fazer outro. Aliás, hoje já sonhei que tinha dado à luz um irmãozinho à Beatriz. É um pouco cedo pois ela só tem dois mesinhos mas quem sabe um dia...
Beijocas,
Sónia

3:18 da tarde

 
Blogger Kika e Inês said...

Dióxido de carbono com sabor a vida...adorei!!! É curioso que sempre foi uma coisa que gostava de fazer quando dava de mamar à Inês cheirá-la, com aquele cheirinho a leite. O outro cheirinho que mais gosto é quando acaba de tomar banhinho e lhe dou o último biberão do dia!!! É uma loucura... acalma-me e faz-me esquecer o mundo!!!
Um beijo grande e muito obrigada pelas dicas...depois conto como foi, é que com uma bebé de 7 meses esta viagem vai ser uma verdadeira aventura em África... Hi Hi Hi

8:05 da tarde

 
Blogger Santiagando said...

Ai, as saudades (vossas e do pimpolho) já apertam.

Sou uma "tia" tão orgulhosa e tão babada.

Beijos

1:35 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home